Crise financeira faz cidade de SC cortar comissionados e reduzir secretarias para economizar meio bilhão de reais

30/10/2026

Uma crise financeira em Indaial fez o prefeito Silvio César da Silva (PL) anunciar uma série de medidas para conter os gastos públicos. Entre as ações estão a redução no número de secretarias, o corte de cargos comissionados e a diminuição da jornada de trabalho nos setores administrativos. A expectativa é conseguir economizar cerca de meio bilhão de reais, o que deve ajudar a pagar as contas essenciais.

A informação consta no decreto de contenção de despesas publicado nesta sexta-feira (30) no Diário Oficial dos Municípios. A principal mudança é a redução de 12 para sete secretarias municipais. Isso será feito através da unificação de algumas pastas, como é possível observar na lista abaixo:

Secretaria de Administração e Finanças vai incorporar a Secretaria de Governo;

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação vai incorporar a Secretaria de Cultura;

Secretaria de Educação vai incorporar a Fundação Municipal de Esportes;

Secretaria de Urbanização e Meio Ambiente vai incorporar a Secretaria de Obras;

Secretaria de Planejamento vai incorporar a Secretaria de Desenvolvimento Social;

Secretaria de Saúde sem alterações;

Secretaria de Agricultura sem alterações.

O agrupamento deve refletir em uma redução na quantidade de cargos comissionados na prefeitura de Indaial. Hoje são 94 pessoas nessa condição e, de acordo com Silvio, esse número deve cair em 20%. Na prática, a quantidade deve passar a ser de 75. As gratificações de função também devem ser impactadas.

A terceira frente para economizar será a redução do horário de atendimento da prefeitura. A partir de terça-feira (3), os setores administrativos passam a funcionar das 7h30min às 13h30min, sem intervalo. A medida, claro, não interfere nos postos de saúde, creches e escolas. Conforme explicação do prefeito de Indaial, essa medida deve reduzir os custos com o vale-alimentação pago aos funcionários.

A redução das despesas com essas medidas é estimada em meio bilhão de reais ao mês. Conforme o decreto, as medidas têm validade de, pelo menos, cinco meses.

FONTE: NSCTOTAL
Link: https://www.nsctotal.com.br/economia/crise-financeira-faz-cidade-de-sc-cortar-comissionados-e-reduzir-secretarias-para-economizar-meio-bilhao-de-reais



Notícias

NO AR

Madrugada da Nova

Madrugada da Nova