Mais de 2,3 mil crianças nasceram sem o nome do pai na certidão de nascimento em Santa Catarina entre janeiro e maio deste ano. Para facilitar o reconhecimento de paternidade e maternidade, a (DPSC) Defensoria Pública de Santa Catarina realiza, no dia 15 de agosto, o mutirão Meu Pai Tem Nome.
A iniciativa oferece atendimento gratuito para quem deseja reconhecer a filiação, seja ela biológica ou socioafetiva. Os participantes também terão acesso a orientação jurídica, mediação e, quando necessário, kits para exames de investigação de paternidade.
Os números mostram que a situação ainda é recorrente no estado. Em 2025, dos 98.759 nascimentos registrados em Santa Catarina, 4.965 ocorreram sem o nome do pai na certidão. Neste ano, entre janeiro e maio, foram 47.976 nascimentos, dos quais 2.330 não tiveram o registro paterno.
O reconhecimento da filiação garante direitos como pensão alimentícia, herança, convivência familiar e inclusão em planos de saúde.
As inscrições para participar do mutirão seguem abertas até 5 de agosto, por meio de formulário disponibilizado pela Defensoria Pública. A ação integra a quinta edição do programa nacional Meu Pai Tem Nome, que já realizou mais de 33 mil atendimentos em todo o país desde 2022.
FONTE: NDMAIS
Link: https://ndmais.com.br/cidadania/sc-teve-23-mil-criancas-sem-o-nome-do-pai-em-2026-mutirao-meu-pai-tem-nome-abre-inscricoes/
