Santa Catarina passa de 91% de cobertura em vacina que protege bebês da bronquiolite

27/05/2026


O som da respiração pesada de um bebê costuma ser suficiente para deixar qualquer família em alerta. Em Santa Catarina, onde o período mais frio aumenta a preocupação com doenças respiratórias, mais de 41 mil gestantes já receberam a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite em crianças pequenas.

Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que, entre dezembro de 2025 e maio de 2026, o estado aplicou 41.714 doses da vacina em gestantes. O número representa cobertura vacinal de 91,7% em Santa Catarina, uma das maiores registradas no país dentro da estratégia nacional iniciada pelo SUS.

A imunização passou a ser oferecida gratuitamente na rede pública em 2025 e é destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. A proposta é proteger o bebê ainda antes do nascimento, já que os anticorpos produzidos pela mãe são transferidos durante a gestação e ajudam justamente nos primeiros meses de vida, fase considerada mais delicada para complicações respiratórias.

No restante do país, o Ministério da Saúde informou que o Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de gestantes vacinadas contra o VSR. Ao todo, 1,8 milhão de doses foram distribuídas para aplicação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), principalmente antes do período de maior circulação do vírus, que costuma atingir o pico entre abril e maio.

Os números também começaram a aparecer nos indicadores de saúde infantil. Entre janeiro e abril de 2026, as internações de crianças menores de dois anos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associada ao VSR caíram 52% em relação ao mesmo período de 2023. Os casos passaram de 6,8 mil para 3,2 mil. Já as mortes reduziram 63%, caindo de 72 para 27 óbitos.

A vacina foi incorporada ao SUS após recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). Na rede privada, a mesma dose pode custar até R$ 1,5 mil, valor que acaba dificultando o acesso para muitas famílias.

Segundo estudos clínicos citados pelo Ministério da Saúde, a proteção alcança eficácia de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves em bebês nos primeiros 90 dias após o nascimento.

FONTE: O BLUMENAUENSE
Link: https://oblumenauense.com.br/santa-catarina-passa-de-91-de-cobertura-em-vacina-que-protege-bebes-da-bronquiolite/

Notícias

NO AR

Domingão da Nova

Domingão da Nova