Ciclone causa temporais em SC, com risco de alagamentos e enxurradas, alerta Defesa Civil

A passagem de um ciclone extratropical pelo Sul do Brasil, associada ao calor e à umidade, causa temporais em Santa Catarina, entre quinta (25) e sexta-feira (26). O risco é alto para alagamentos e enxurradas, alerta a Defesa Civil.

O fenômeno inicia na divisa com o Rio Grande do Sul durante a tarde e avança para as demais regiões ao longo da noite de quinta e madrugada de sexta. Segundo o órgão estadual, a chuva deve ser pontualmente intensa, com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

O risco é alto para ocorrências relacionadas aos temporais e à chuva intensa nas áreas em laranja do mapa, e moderado nas áreas em amarelo.

Assim, as chuvas se concentram nas regiões do Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.

As temperaturas sobem significativamente em todas as regiões nesta quinta, oscilando em torno dos 30°C, com destaque para o Litoral Sul, onde podem chegar aos 37°C, e o Oeste, onde atingem 34°C. As rajadas de vento podem passar dos 50 km/h.

Sexta-feira
O dia começa com chuva em todas as regiões, por influência da frente fria e do ciclone extratropical com centro no mar.

A chuva ocorre de forma mais intensa e com risco para temporais na madrugada e no amanhecer, perdendo força no decorrer da tarde, à medida que o sistema se afasta de Santa Catarina.

A partir da tarde o tempo vira para Sudeste/Sul, com rajadas fortes, em especial no oceano, onde superam 60 km/h.

As temperaturas mínimas ficam entre 15 e 19 no Estado. À tarde a temperatura ainda se eleva no Norte catarinense, com máximas em torno de 30°C. Nas demais regiões variam entre 25°C e 27°C. O risco é moderado para ocorrências relacionadas aos temporais e ao vento forte.

Fonte: ND+

 

NOVA FM

Programas

Trânsito Agora

Tempo

booked.net

APPs da Nova FM

Real time web analytics, Heat map tracking