Uma nova experiência ao visitar um campo santo, essa é a proposta de um cemitério de Blumenau

Para marcar a data de 23 de Novembro, dia em que a tragédia de 2008 em Blumenau completa 13 anos, a gestão do Cemitério e Crematório São José, que há mais de 160 anos atende os blumenauenses, promove uma benção especial para o lançamento de mais um projeto inovador, o "Experiência Digital". Este projeto tem por objetivo oportunizar uma nova experiência para todos os visitantes do São José, materializando o digital e viabilizando às famílias o registro das histórias dos seus entes queridos falecidos com mais profundidade, permitindo aos visitantes o acesso as histórias de cada pessoa sepultada ali, formando de fato a verdadeira colcha de retalhos de memórias que é um Cemitério.

Serão principalmente duas as inovações propostas:

1- Através de totens espalhados pelo Cemitério, os visitantes terão acesso a "Qr Code's" que irão direcionar para uma página de busca que permitirá, através de um mapa digital, encontrar mais facilmente a localização das pessoas sepultadas no Campo Santo;

2- A partir do lançamento, todas as lápides dos falecidos sepultados nos Cemitérios Verticais, irão possuir um QR Code que terá um link direcionado à uma página com o objetivo de contar a história daquela pessoa para os visitantes. Nos jazigos tradicionais o uso do QR Code nas lápides será opcional.

"Esse projeto tem por objetivo tornar as visitas ao nosso Campo Santo ainda mais atrativas. Além de ser uma ferramenta que permite uma homenagem ainda mais especial à cada falecido sepultado aqui" comenta o Diretor-presidente do Cemitério, Alcione Alvim Da Silva.

Relembrando a tragédia

A tragédia vivida pela população blumenauense em 2008 deixou muitas marcas de tristeza e sofrimento, mas também de solidariedade e superação. Não foi diferente para a Administração do Cemitério e Crematório São José. Naquele ano, 214 famílias tiveram seus túmulos atingidos por um deslizamento no Campo Santo, foram anos de trabalho até a conclusão da transferência destes falecidos para outros jazigos, principalmente em Cemitério Vertical. A conclusão de fato aconteceu em 2016, quando na oportunidade foi apresentada a nova praça central do Cemitério, que a partir de então passou a se chamar Praça Luana Sofia Eger, em homenagem a primeira vítima da tragédia de 2008 e também à todas as famílias atingidas pelas cheias e deslizamentos daquele ano, em especial aos familiares dos falecidos que tiveram que ser transferidos por conta do deslizamento que atingiu o São José.

De lá para cá, não foram poucas as novidades apresentadas pela administração do Cemitério e Crematório. Uma nova sede administrativa, o 1º Crematório de Blumenau, 2 novos Cemitérios Verticais, dentre tantas outras inovações, que deixam claro a disposição constante pela busca da excelência e do melhor atendimento para os familiares enlutados daqueles que ali são sepultados.

Inovação com apoio da comunidade

O projeto, que teve um alto custo de implantação, contou com apoio de empresários que possuem entes queridos sepultados no São José. Dentre eles está a família do falecido Sr. Irineu Trierweiller, fundador da Relojoaria e Ótica Universal. "Desde sempre nossa família foi parceira do São José, e vimos neste projeto a oportunidade de registrar de forma ainda mais completa a história de vida do meu avô" comenta Alexandre Peters, neto do falecido e um dos atuais responsáveis pela Relojoaria.

Mensagem póstuma deixada em vida

Outro serviço que o Cemitério passará a oferecer, é a possibilidade de em vida, a pessoa deixar algum registro a ser disponibilizado após sua morte no QR Code que estará em sua lápide. "Se antes de falecer, você quiser deixar um vídeo para ser assistido após a sua partida, isso será possível" comenta o atual Diretor Guilherme Otto Schneider. Uma maneira inusitada de deixar uma mensagem para os futuros visitantes do seu jazigo.

A ferramenta já está disponível aos visitantes e familiares que quiserem implantar a homenagem em seus jazigos. Para mais informações, entrar em contato com a equipe do São José através do 47 3322-3950 / 99933-5804. O Cemitério registra ainda que o serviço é gratuito, sendo cobrada apenas a lápide que será confeccionada com o código.

Evento: Benção de Lançamento do "Experiência Digital" e 13 anos da tragédia de 2008.
Local: Praça Luana Sofia Eger, da unidade centro na Rua São José n°419.
Data e Hora: 23/11/2021 às 9h.

Real time web analytics, Heat map tracking