Rodeio poderá ser reconhecida como Capital Catarinense Trentina

RODEIO – O Projeto de Lei PL/0318.9/2019 de autoria do Deputado Estadual Ivan Naatz que reconhece o município de Rodeio como Capital Catarinense Trentina foi apresentado para tramitação nas comissões da Assembleia Legislativa de Santa Catarina - Alesc.

Na justificativa o parlamentar cita que a cidade de Rodeio conta com 144 anos de imigração italiana, sendo que 70% de sua população é de descendência italiana, preservando muitos aspectos da colonização europeia dos fins do século XIX.

É discorrida sobre a vinda dos trentinos, tiroleses e italianos de Vêneto e da Lombardia, os idos de 1875 na Picada ou Caminho de Rodeio, bem como a vinda das 114 famílias com 771 pessoas vindas do Tirol Austríaco.

Ivan Naatz também descreveu em sua argumentação para reconhece o município de Rodeio como Capital Catarinense Trentina que a cidade possui o único Museu dos Usos e Costumes da Gente Trentina, e em 1988 foi denominada “Vale dos Trentinos”, pelo fotografo e repórter italiano Othmar Seehauser.

Claro que não poderia faltar à citação do Circuito Trentino di Rodeio, que mantém vida a tradição e a cultura italiana, bem como o Grupo de Dança Folk Trentino di Rodeio, que divulga danças típicas originarias do Trentino, em especial, as danças do Gruppo Folk di Castello Tesino.

O parlamentar ainda colocou em sua justificativa o fato de Rodeio ter a Vinícola San Michele, que também surgiu de um intercambio de jovens rodeenses de descendência trentina com o instituto San Michele All’Adige e claro, o Patto di Amicizia entre a cidade de Rodeio e Fornace, que é mais um passo importante para a manutenção e fortalecimento dos vínculos Trentinos.

Agora é aguardar a tramitação do projeto de Lei nas comissões e posteriormente obter em conformidade com a legislação estadual que Rodeio tenha o titulo de direito da Capital Catarinense Trentina, visto que de fato, tal outorga já existe entre os munícipes.

Por Judson Lima/Nova FM

NOVA FM

Programas

Trânsito Agora

Tempo

booked.net

APPs da Nova FM

Real time web analytics, Heat map tracking