Vigilância Epidemiológica de Indaial orienta sobre como proceder com morcegos

INDAIAL - A convivência entre humanos e morcegos em áreas urbanas tem se tornando cada vez mais frequente devido à abundância de alimentos e abrigos disponíveis. Essa proximidade também pode resultar em consequências desagradáveis como mau cheiro, ruídos e até mesmo mordeduras.

A Vigilância Epidemiológica de Indaial tem registrado um caso de mordida em humanos, em 2018, e dois, em 2019. Caso uma pessoa seja mordida por morcego deve procurar a unidade de saúde mais próxima. Se for encontrado um morcego doente ou morto, a recomendação é levá-lo até a Vigilância. Para o recolhimento do animal deve-se evitar o contato direto das mãos com o morcego. Quem tem cachorros ou gatos no imóvel deve providenciar a vacina contra raiva para os animais, pois se o morcego morder um deles o cachorro ou o gato podem se tornar transmissores da raiva.

Os morcegos são mamíferos que voam, possuem hábitos noturnos ou crepusculares, orientam-se através de sons de alta frequência e vivem de 10 a 30 anos. O período de gestação varia de dois a sete meses, de acordo com a espécie, ao fim da qual nasce, geralmente, um único filhote.

Geralmente os animais encontrados nas cidades são os insetívoros e os fitófagos (frugívoros e nectarívoros). Os morcegos insetívoros são os mais abundantes, pois a iluminação atrai grande quantidade de insetos, sua única fonte conhecida de alimento. Eles abrigam-se nas edificações e encontram nos detalhes arquitetônicos, na má conservação dos edifícios e nas falhas de construção e/ou de estrutura espaço para se alojarem. Pequenas aberturas são suficientes para permitir seu acesso aos abrigos. Os morcegos fitófagos, por sua vez, preferem abrigar-se em folhagens, mas também podem utilizar edificações. Para tanto, necessitam de aberturas maiores, que lhes permitam entrar voando nos abrigos.

Cabe ressaltar que não existe parentesco direto entre o morcego e o rato. Morcegos não roem, não fazem buracos e não constroem ninhos.

Uma vez constatada a presença de morcegos na edificação, siga os procedimentos para desalojar esses animais:

- Observe onde estão localizados os morcegos. A presença de suas fezes, chiados e ruídos podem auxiliar na sua localização;
- Verifique os espaços abertos por onde eles saem e entram e os horários nos quais isso ocorre;
- Vede de modo permanente as demais aberturas existentes, deixando somente aquelas utilizadas pelos morcegos; 
- Aguarde, no horário estabelecido, a saída dos morcegos e vede essas aberturas com material provisório (jornais ou panos). Os morcegos que saírem estarão impossibilitados de retornar aos abrigos. No mesmo horário do dia seguinte, retire o material provisório, permitindo a saída dos morcegos que tenham, eventualmente, permanecido no abrigo; 
- Vede definitivamente as aberturas de entrada e saída dos morcegos; 
- Juntas de dilatação dos prédios devem ser vedadas com material apropriado.

Todos os morcegos, independentemente do seu hábito alimentar, podem morder se forem perturbados. Se estiverem contaminados podem transmitir a raiva, que é uma doença sempre fatal, na ausência de tratamento apropriado. Portanto, evite o contato direto com o morcego. Existem alguns produtos, como a naftalina, que, em algumas situações, funcionam como repelentes para morcegos.

Real time web analytics, Heat map tracking
ANTES DE PROSSEGUIR:

Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao ACEITAR, você continua navegando em nosso site e terá acesso a todas as funcionalidades. Caso deseje um controle maior sobre sua navegação, acesse nosso artigo GERENCIAR COOKIES.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, acesse nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE.
Para conhecer de forma completa como lidamos com seus dados, acesso o menu LGPD no topo da página.