Novo método contra a dengue tem plano de expansão para Blumenau e Balneário Camboriú

 
 
Em Joinville, 15 novos bairros vão receber o método considerado sucesso
 
Quinze novos bairros devem ser contemplados com o método Wolbachia de combate à dengue em Joinville. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde (MS), na tarde desta segunda-feira (6). Após avaliar como um sucesso na maior cidade de Santa Catarina, Balneário Camboriú e Blumenau entraram nos planos de expansão do órgão para a soltura dos insetos nas cidades.
 
O método consiste em soltar mosquitos com a bactéria Wolbachia para que se reproduzam com os outros Aedes aegypti locais, estabelecendo, aos poucos, uma nova população destes mosquitos, todos com Wolbachia. Com a medida, impede-se que os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana se desenvolvam dentro dos mosquitos.
 
Em Joinville, 17 bairros já haviam recebido os chamados “Wolbitos”: Aventureiro, Boa Vista, Bom Retiro, Comasa, Costa e Silva, Espinheiros, Fátima, Floresta, Guanabara, Iririú, Itaum, João Costa, Morro do Meio, Paranaguamirim, Petrópolis, Ulysses Guimarães e Vila Nova.
 
Agora, 15 novos bairros serão contemplados: Adhemar Garcia, Anita Garibaldi, Boehmerwald, Bucarein, Dona Francisca, Glória, Itinga, Jardim Paraíso, Nova Brasília, Distrito de Pirabeiraba, Profipo, Rio Bonito, Saguaçu, Santo Antônio e Vila Cubatão.
 
Segundo Rivaldo Cunha, secretário-adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, a ampliação é um reconhecimento do sucesso do método na cidade.
 
— É um reconhecimento ao profissionalismo e a competência de Joinville nesse período na utilização. A cidade passa a ser um exemplo na utilização para o Brasil — afirmou.
 
De acordo com a vice-prefeita Rejane Gambin (Novo), prefeita em exercício, a escolha dos bairros deve ocorrer pelo número de casos de cada um.
 
— Os bairros serão escolhidos pelo mapa de calor. A gente vê quais são os bairros com o maior número de casos e a partir dessa análise se escolhe. No total, ficaremos com 32 bairros — disse Rejane.
 
Após o reconhecimento do MS, Balneário Camboriú e Blumenau estão no estudo do órgão para ampliação da utilização do método. Ainda há impasses, não divulgados pelo Ministério da Saúde, mas as cidades já estariam negociando. A produção dos Wolbitos ocorreria na Biofábrica em Joinville.
 
SC de olho nos casos de dengue
Em Santa Catarina, há uma morte sob investigação por dengue, no Norte do Estado. Já são 126 municípios catarinenses com um total de 3.293 casos prováveis. Desse número, 230 estão confirmados.
 
Há também 4.778 focos do mosquito Aedes aegypti no Estado, e 66 internações por dengue. Os dados são da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina, divulgados na última segunda-feira (27).
 
Já na campanha da vacinação, 127.591 pessoas receberam a primeira dose da vacina, enquanto 178.708 receberam a segunda dose. Isso coloca a cobertura vacinal da primeira dose em 42,32%, e a segunda dose em 19,21%.
 
As regiões catarinenses mais vacinadas são a Nordeste e Vale do Itapocu, que vacinou 57,91% das pessoas que pertencem ao público alvo. Quanto à segunda dose, foram 29,8% das pessoas vacinadas.
 
Crédito: NSC TOTAL
Imagem: Fernanda Silva, A Notícia

Resultado Loterias

Trânsito ao Vivo

Ponte Ministro Victor Konder

 

 

Real time web analytics, Heat map tracking
ANTES DE PROSSEGUIR:

Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao ACEITAR, você continua navegando em nosso site e terá acesso a todas as funcionalidades. Caso deseje um controle maior sobre sua navegação, acesse nosso artigo GERENCIAR COOKIES.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, acesse nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE.
Para conhecer de forma completa como lidamos com seus dados, acesso o menu LGPD no topo da página.