Notícias

    

 

Brasil se torna o segundo maior fabricante mundial de ar-condicionado

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Crescimento econômico e fatores climáticos impulsionaram setor
 
A combinação entre as cada vez mais frequentes ondas de calor e o crescimento da economia, com geração de emprego e aumento da renda, fez a indústria de eletroeletrônicos crescer 29% em 2024, na comparação com o ano anterior. Foram comercializadas 117,7 milhões de unidades de diferentes produtos, como geladeiras, televisores, ventiladores e filtros, entre outros, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), divulgados nesta segunda-feira (17).
 
O destaque foi o ar-condicionado, que registrou um recorde histórico de 5,9 milhões de unidades fabricadas, aumento de 38% entre 2023 e 2024, fazendo com que o Brasil saltasse da quinta para a segunda posição entre os maiores fabricantes do produto no planeta, atrás apenas da China.
 
"São dois fatores preponderantes que fizeram com que a gente alcançasse esses resultados. O primeiro é o econômico. Tivemos aumento na geração de empregos, controle maior da inflação no primeiro semestre do ano passado, redução da taxa de juros em parte do ano, o que facilita a aquisição dos nossos produtos, que normalmente são parcelados, e a parcela precisa caber no bolso da população. Outro fator preponderante foi o climático. A elevação das temperaturas fez com que a população buscasse conforto, comodidade e bem-estar", afirmou Jorge Nascimento, presidente da Eletros, após participar de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria a Comércio, Geraldo Alckimin, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no Palácio do Planalto.
 
No caso da linha marrom, que inclui televisores, o ano passado registrou a maior produção dos últimos 10 anos, e a segunda maior produção da história, com 13,5 milhões de unidades vendidas, com aumento de 22% em relação a 2023. Na linha branca, que abrange geladeiras, fogões, refrigeradores e máquinas de levar, a indústria nacional registrou crescimento de 17% em 2024, com 15,6 milhões de unidades, praticamente os mesmos indicadores do período pré-pandemia.
 
Durante a reunião com o presidente e ministros, os empresários do setor apresentaram os números expressivos da indústria de eletrodomésticos e pediram a retomada de um cenário econômico similar ao do ano passado.
 
"O que a gente conversou agora, inclusive com o ministro Haddad, é que é importante que se tenha um ambiente econômico ainda próspero – estamos falando de ajuste fiscal, de controle da inflação, da questão dos juros referenciais. Se isso for tratado com o mesmo cuidado que aconteceu no primeiro semestre do ano passado, a gente tem uma expectativa de pelo menos repetir os números de 2024, em uma versão mais otimista, e crescer 10%", estimou Nascimento, da Eletros. A associação reúne 36 empresas, que empregam cerca de 200 mil trabalhadores e respondem por 3% do Produto Interno Bruto (PIB) da indústria nacional.
 
"Não é só forno que traz boa notícia, mas geladeira, máquina de lavar roupa, televisor, enfim, e é um fato a ser comemorado, porque crescer 29% uma indústria de bens duráveis é algo excepcional no mundo hoje", enfatizou, em tom de brincadeira, o vice-presidente Geraldo Alckmin. Ele também citou os fatores econômicos, como aumento do emprego, da renda e as políticas industriais do governo como importantes no resultado.
 
Crédito / Imagem: Agência Brasil / Bruno Peres

Feriado de Emancipação Política de Indaial será celebrado em 24 de março

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Fique atento à programação do calendário local para próxima segunda-feira

Na próxima segunda-feira, dia 24 de março, Indaial comemora sua Emancipação Política com um feriado que é um marco na história do município. Em razão data, o munícipio terá algumas alterações nos serviços públicos. A data celebra a autonomia política, que ocorreu originalmente em 21 de março de 1934, mas será celebrada no dia 24 de março devido à transferência do feriado para a segunda-feira seguinte, conforme a legislação local previsto pela Lei Municipal nº 5534/2018.

Durante a data comemorativa, a Prefeitura e as Secretarias municipais, assim como as fundações, estarão fechadas.

Na área da Educação, não haverá atendimento nas Escolas Municipais, e Unidades de Educação Infantil (UEIs). Já na Saúde, as Unidades Básicas de Saúde, o SAIS e outros serviços da Secretaria de Saúde também estarão fechados. Para casos de urgência ou emergência, a população deve procurar o Hospital Beatriz Ramos.

Já os serviços de coletas convencional e seletiva de lixo estão prevista para funcionamento normal na próxima segunda-feira (24).

Central de Jornalismo da Nova Fm 103.9
Imagem: Vitória Régia / Prefeitura de Indaial / Filipe Adriano / Acervo Prefeitura

Crédito consignado CLT inicia nesta sexta; veja quem tem direito

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Novo programa do governo federal permite migrar dívidas para linha de crédito consignado CLT com juros mais baixos pela Carteira de Trabalho Digital

Cidadãos já podem aderir ao Crédito do Trabalhador a partir desta sexta-feira (21) pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. O novo programa do governo federal promete reduzir o endividamento ao oferecer uma opção de crédito consignado CLT com juros mais baixos.

O novo modelo de empréstimo é destinado a trabalhadores CLT do setor privado, incluindo rurais e domésticos, e MEIs (microempreendedores individuais). A iniciativa deve beneficiar mais de 47 milhões de pessoas.

Neste primeiro momento, porém, o novo crédito consignado CLT está disponível somente para novos contratos. Quem já tem empréstimo com desconto em folha de pagamento poderá migrar para o modelo a partir de 25 de abril, já a portabilidade entre bancos começa em 6 de junho.

O trabalhador pode usar como garantia até 10% do saldo no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e 100% da multa rescisória em caso de demissão.

As parcelas do empréstimo serão descontadas mensalmente na folha, por meio do sistema eSocial, com limite de 35% do salário. Isso permite que as taxas de juros sejam inferiores às praticadas atualmente no consignado por convênio.

Confira o passo a passo para contratar o crédito consignado CLT

Baixe o aplicativo CTPS Digital (Carteira de Trabalho Digital);
Simule o valor do empréstimo e autorize o acesso aos dados para que instituições financeiras ofereçam propostas conforme os valores solicitados;
Ao escolher a melhor oferta, o usuário será direcionado para realizar a contratação nos canais eletrônicos do banco;
A liberação do recurso em conta ocorre após a averbação pela Dataprev.

Através do eSocial, o novo modelo de crédito consignado CLT permitirá o acesso de mais de 80 bancos e instituições financeiras ao perfil de pessoas com carteira assinada.

As instituições habilitadas pelo Ministério do Trabalho terão acesso a informações como nome, CPF, margem salarial disponível para consignação e tempo de empresa.

Após permitir o compartilhamento dos dados, o trabalhador recebe as ofertas de crédito em até 24 horas. Pelo aplicativo CTPS Digital, avalia a melhor opção e em seguida faz a contratação pelo canal do banco.

Crédito / Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Estação Verão: Corpo de Bombeiros Militar realiza 60 salvamentos por afogamentos no Carnaval 2025

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Durante o Carnaval, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atuaram para garantir a segurança dos banhistas nas praias do estado. Entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, foram registrados 60 salvamentos por afogamento, resultado da pronta resposta das equipes posicionadas estrategicamente ao longo do litoral catarinense. Os dados ainda estão em atualização, mas indicam que ao menos 60 vidas foram preservadas, demonstrando a eficiência do monitoramento e da prevenção realizadas nas praias.
 
Além disso, 171 crianças que se perderam de seus responsáveis nas praias foram encontradas com o auxílio dos guarda-vidas. O CBMSC reforça a importância do uso de pulseirinhas de identificação para evitar situações como essa e proporcionar mais tranquilidade às famílias que frequentam as praias.
Outro destaque foi o atendimento a 1.004 casos de pessoas que sofreram lesões por água-viva, número abaixo do normal para a época. Nos casos de lesão, além de sinalizar as praias com a bandeira lilás, evitando novas vítimas, as equipes prestam os primeiros socorros e orientam os banhistas sobre os cuidados necessários para aliviar os sintomas de queimação causados pela água-viva.
 
O trabalho do CBMSC segue nas praias de Santa Catarina com a pós-temporada da Estação Verão, que segue até o dia 21 de abril. Durante esse período, o efetivo segue atuando na prevenção e nos salvamentos por afogamento, sendo reduzido gradativamente até o final da temporada.
 
O CBMSC reforça a importância das medidas preventivas e do respeito às sinalizações e instruções dos guarda-vidas. A corporação segue comprometida em proporcionar um verão seguro, destacando a segurança como prioridade e reafirmando seu compromisso com a proteção da vida.
 
Crédito: SECOM
Imagem: Divulgação / CBMSC

Indaial em Crise: População é Convocada a Participar das Sessões da Câmara Contra Proposta de Reforma Administrativa

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Proposta prevê criação de 40 novos cargos comissionados com despesas que podem ultrapassar R$5 milhões em gastos adicionais por ano
 
Indaial vive um momento delicado em meio ao início de mandato, marcado por polêmicas sobre inelegibilidade, dívidas municipais, e a crescente falta de atendimento às demandas da população.
A cidade tem se encontrado em meio a um cenário de caos, não só no canteiro das ruas, nas escolas, e postos de saúde, mas também dentro da própria Prefeitura. Um dos pontos de maior tensão é o recente projeto de reforma administrativa apresentado pelo prefeito Silvio César da Silva (PL), que tem gerado grande indignação entre os cidadãos e setores da cidade.
 
A proposta original, enviada à Câmara de Vereadores, prevê a criação de 40 novos cargos comissionados, aumentando o número total de 92 para 132. “Ampliação” que pode gerar um aumento significativo nas despesas públicas, com uma estimativa superior a R$ 5 milhões em gastos adicionais aos cofres da cidade, especialmente em um momento em que as contas públicas do município apresentam um déficit de cerca de R$ 20 milhões.
 
O projeto está sendo discutido nas sessões ordinárias dessa semana, agendadas para quarta-feira (5) e quinta-feira (6). Em meio a essa movimentação para aprovar a proposta, uma mobilização contrária tem se apresentado por meio do legislativo, entidades e o sindicato dos servidores que convoca à população de Indaial à comparecer nas sessões da Câmara para participar das discussões, e exercer uma pressão positiva, junto com vereadores. Reforçando a importância de decisões mais responsáveis e transparentes, que realmente atendam às necessidades da cidade, e não sobrecarreguem ainda mais as finanças públicas com gastos que são vistos totalmente desproporcionais a realidade financeira qual a cidade se encontra.
 
Central de Jornalismo da Nova Fm 103.9 - Ruth Campos
Imagem: Câmara Municipal

Resultado Loterias

Trânsito ao Vivo

Ponte Ministro Victor Konder

 

 

Real time web analytics, Heat map tracking
ANTES DE PROSSEGUIR:

Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao ACEITAR, você continua navegando em nosso site e terá acesso a todas as funcionalidades. Caso deseje um controle maior sobre sua navegação, acesse nosso artigo GERENCIAR COOKIES.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, acesse nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE.
Para conhecer de forma completa como lidamos com seus dados, acesso o menu LGPD no topo da página.