Paradesporto lança nova modalidade em Blumenau

BLUMENAU – A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Municipal de Desportos (FMD), lançou nesta segunda-feira, dia 2, uma nova modalidade do Programa Paradesporto: o remo adaptado. O esporte será oferecido gratuitamente a pessoas com deficiência de todas as idades, com aulas todas as tardes no rio Itajaí-Açu.

A abertura das aulas se tornou possível por meio de uma parceria com a Confederação Brasileira de Remo Adaptado (CBR), que escolheu Blumenau para sediar seu projeto piloto de formação paralímpica a longo prazo, denominado “Clube Formador Paralímpico”. A iniciativa encontrou apoio ainda no Clube Náutico América, que sediará as aulas, e na Associação do Paradesporto de Blumenau (Apesblu).

Durante a solenidade, que teve a participação do prefeito Mário Hildebrandt, da Secretária de Educação, Patrícia Lueders, e de vereadores, foi realizado o batismo simbólico do barco fornecido pela CBR. A primeira aluna do remo, Bruna Cristina Gomes de Araújo, realizou também a aula inaugural, com uma pequena demonstração no rio.

O prefeito destacou o Programa como um compromisso da cidade com a inclusão. “Nós nos sentimos estimulados a investir, porque vemos os resultados do que é feito no Paradesporto. Vocês nos fazem acreditar nesse trabalho e aqui ele dá certo porque tabalhamos em rede”, afirmou. A secretária de Educação, Patrícia Lueders, destacou a inclusão que o Paradesporto promove na vida das pessoas com deficiência e suas famílias. “Quantas crianças e adolescentes viviam isolados em casa e hoje interagem em grupos e vivem com mais qualidade”, acrescentou.

Também presente no evento, o técnico da Seleção Brasileira de remo adaptado, Fernando Carvalho Neto, revelou que escolheu Blumenau para ser o piloto do projeto para todo o país por conta do apoio que o programa recebe da administração pública, e pelos resultados que obtém no Brasil e no mundo.

Por meio da parceria, a confederação forneceu equipamentos para os treinos, como o barco completo, e dará o suporte de acompanhamento técnico dos professores, que serão mantidos pela Semed, entre eles o técnico e atleta Roque Zimmermann. Além disso, atletas com potencial participarão de eventos mundiais, custeados pela entidade, além de campings de treinamento com a Seleção Brasileira paralímpica para avaliações técnicas sem custo para o município.

As inscrições poderão ser feitas diretamente com o professor responsável pela modalidade, no próprio clube. Há vagas tanto para pessoas com deficiência em idade escolar, como para adultos. As aulas ocorrerão todos os dias à tarde, das 13h30 às 17h30.

JORNAL NOVA FM

Programas

Trânsito Agora

Tempo

booked.net

APPs da Nova FM

Real time web analytics, Heat map tracking