Blumenau afasta jogadores por suspeita de venda de resultados na Copa Santa Catarina

BLUMENAU - A suspeita de que parte do grupo de jogadores estaria manipulando resultados em favor de apostadores motivou o afastamento de ao menos seis atletas do Blumenau Esporte Clube no início de outubro.

O atual presidente, Carlos Henrique Zidane, disse à reportagem que oficialmente as dispensas teriam caráter financeiro, mas que a desconfiança de que o grupo tenha influenciado em placares durante a Copa Santa Catarina foi o motivo mais forte. A saída dos jogadores ocorreu em acordo com a comissão técnica e com o empresário de alguns desses atletas.

O presidente diz ter tomado conhecimento da suspeita de um esquema de venda de resultados dentro do clube. Isso motivou no fim de setembro um alerta do Blumenau à Federação Catarinense de Futebol (FCF) e culminou dias depois na demissão de seis nomes que faziam parte do elenco.

– É um pênalti que eles cometem, é não chegar em um atacante quando tem que chegar, o próprio goleiro que toma uns gols que não têm sentido. Mas desconfiamos de alguns jogadores – disse o presidente.

"Hoje a casa vai cair", disse treinador minutos antes do clássico

O técnico do Blumenau Esporte Clube, Viton, acredita que a venda de resultados teria começado na Série B do Catarinense e continuado durante a Copa Santa Catarina. O estopim está no relato de um atleta feito diretamente a ele. No último domingo, o treinador conta que chegava ao vestiário para orientar a equipe antes do jogo contra o Metropolitano quando foi abordado por um de seus jogadores. Na conversa, o atleta teria dito ao treinador que o placar do clássico já estava combinado.

Viton, então, se irritou e recusou-se a dar tradicional palestra pré-jogo.

– Montei o quadro para fazer a palestra e perguntei para eles até onde valia tudo aquilo que eu poderia falar, já que tinha combinações e o resultado já estava feito. Todo mundo me olhou de canto. Peguei uma caixa térmica, chutei e falei: "vocês fazem o resultado para vocês verem. Hoje a casa vai cair" – contou Viton.

Viton
Técnico Viton diz que o jogo "mais escancarado" foi contra o JEC, pela Copa SC.
(Foto: Patrick Rodrigues)

O treinador desconfia que vários resultados durante a Segunda Divisão deste ano tenham sido manipulados, incluindo as partidas contra o Barra (no turno), Camboriú e Fluminense de Joinville (ambos no returno). Para o treinador, o caso mais escancarado foi contra o Joinville, já pela terceira rodada da Copa Santa Catarina. Na oportunidade, o Blumenau saiu perdendo por 2 a 0, com dois gols sofridos nos primeiros 12 minutos de jogo. O técnico sacou dois jogadores logo depois, aos 16 e aos 18 minutos.

"Inventei que a polícia estava atrás de mim", afirma Viton

O técnico conta ainda que chegou a inventar para o grupo de que a polícia o havia interrogado para tentar desestimular os atletas que participam do esquema de manipulação de resultados.

– Já inventei histórias dizendo que polícia tinha me procurado porque ouvi esses rumores. E eu, na minha cabeça, pelo menos um ou dois jogos consegui reverter a situação. Fiz um teatro, dizendo que me pegaram em casa e que ia sobrar para alguém – relembrou.

O presidente do Blumenau diz que pretende identificar os responsáveis para "excluí-los do clube e quem sabe até do futebol".

– Tenho plena convicção de que o esquema acontece dentro do clube e não é de hoje, e sim há um bom tempo, há meses, quem sabe até há anos.

O ex-presidente do Blumenau, Wanderlei Laureth, rebate a afirmação de Zidane.

– Como pode um clube ter sido campeão da Série C do Catarinense de forma invicta tendo manipulado resultados? – questiona.

Leia mais:

Federação recebeu denúncia anônima sobre suposta venda de resultados do Blumenau antes do início da Copa SC

Ex-atleta revela detalhes do suposto esquema e diz que três jogos tiveram resultado manipulado na Série B

Real time web analytics, Heat map tracking
ANTES DE PROSSEGUIR:

Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao ACEITAR, você continua navegando em nosso site e terá acesso a todas as funcionalidades. Caso deseje um controle maior sobre sua navegação, acesse nosso artigo GERENCIAR COOKIES.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, acesse nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE.
Para conhecer de forma completa como lidamos com seus dados, acesso o menu LGPD no topo da página.