Beatriz Souza conquista histórico ouro do judô nos Jogos de Paris
Bia Souza entrou de vez na história do esporte brasileiro, a judoca de 26 anos bateu Raz Hershko, de Israel, na sexta-feira, (02/08), e coroou sua histórica campanha na Arena Champ-de-Mars com a medalha de ouro da categoria acima de 78 kg nos Jogos Olímpicos de Paris, essa é a primeira ida do Brasil ao topo do pódio na capital francesa.
A vitória veio com um waza-ari logo nos primeiros segundos de combate. Ao longo da luta, ela precisou apenas conter a adversária e evitar punições.
Ambas receberam dois shidos [punição] cada, para conquistar o ouro, Bia chegou à final com histórico favorável. Em quatro lutas anteriores contra a israelense, ela havia vencido todas, e o cenário se repetiu mais uma vez em Paris.
A judoca criada em Peruíbe, no litoral de São Paulo, conquistou a medalha nos Jogos Olímpicos de Paris, essa foi a sua primeira participação na competição.
A história de resiliência da brasileira é tamanha que ela conta com justamente sua grande ex-rival, Maria Suelen Altheman, como treinadora. As duas sempre disputaram a vaga olímpica para Tóquio. Na ocasião, a experiente atleta foi a representante do Brasil.
Créditos: Terra / Foto: Arlette Bashizi
https://www.terra.com.br/esportes/jogos-olimpicos/bia-souza-bate-israelense-e-conquista-historico-ouro-do-judo-nos-jogos-de-paris,94522a397b51888596fb11f9c130ba2bjxz8n1v7.html