Reportagens - Rádio Nova FM

Semana começa com sol entre nuvens em Santa Catarina

Previsão de que os termômetros não passem dos 30ºC no decorrer do dia

foto

A massa de ar seco e frio que chegou no Estado deve continuar influenciando no tempo de Santa Catarina neste início de semana. Nesta segunda-feira as temperaturas no amanhecer ficam baixas e a previsão de que os termômetros não passem dos 30ºC no decorrer do dia.

Para hoje, depois de uma manhã com a presença de muitas nuvens, principalmente no Oeste, a previsão é de um dia de sol em todas as regiões. À tarde, por conta do aquecimento, as temperaturas ficam agradáveis e se aproximam dos 24ºC a 26°C na maior parte das cidades. No Oeste, o dia deve marcar 28°C.

— A segunda-feira começa com temperaturas baixas em boa parte das cidades, mas não tanto quanto ontem, já que o ar seco e frio está se deslocando para o oceano. Mesmo assim, a previsão é de um dia de sol em todas as regiões, com as nuvens aparecendo um pouco mais em relação ao fim de semana — explicou a técnica em meteorologia da RBS, Bianca Souza.

foto

Terça-feira

Amanhã, a chegada de uma frente fria deve baixar as temperaturas e trazer chuva para o Estado. O dia será de muitas muitas nuvens, poucas aberturas de sol e instabilidade. Com relação às temperaturas, as máximas ficam entre 20ºC e 24ºC.



Fonte: Jornal de Santa Catarina

Vem pra Rua com a Nova FM...

O vem pra rua com a Nova FM de ontém foi um seucesso...muitas participações e muitos brindes para o pessoal.
E na semana que vem dia 26 de Abril (quarta-feira) dessa vez estaremos no Warnow...VC é nosso convidado! Participem e ganhem prêmios da rádio Nova FM a número 1 da região!!!

 https://scontent.fbnu1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/18010005_1399489763451644_2794435324211207883_n.jpg?oh=c0a815efd3967709028e0dde5c40f6ff&oe=5999BA53fotohttps://scontent.fbnu1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/18033915_1399489836784970_6016090286967257839_n.jpg?oh=d17984aa532cb0a260ac9992ce92a39e&oe=597F516E


REDAÇÃO NOVA FM

Mudança de horário das aulas noturnas causa descontentamento no Oeste de SC


Cerca de 500 escolas estaduais são orientadas a iniciar aulas às 18h30min e encerrar até as 22h. Estudantes que precisam trabalhar temem prejuízo

foto

O novo horário do ensino médio noturno em Santa Catarina, que foi antecipado em meia hora, para às 18h30min, tem gerado descontentamento em Chapecó. Em três escolas da cidade já ocorreram manifestações contrárias ao horário: Lara Ribas, Tancredo Neves e Marechal Bormann. Na Escola Marechal Bormann, onde estudam 165 alunos, segundo a direção, menos de 30 ingressaram na escola às 18h30 desta quarta-feira. Na turma de inglês do terceiro ano de 22 alunos apenas três iniciaram a aula.

— Vai prejudicar o conteúdo, iria dar uma avaliação mas terei que adiar — afirmou a professora Cristina Costa, que também trabalha em outras duas escolas e chegou apenas cinco minutos antes de começar a aula.

Júlia Adriane Schebela, 16 anos, foi uma das que chegou no horário mas, no dia anterior, atrasou dez minutos por causa da lotação. Ela trabalha como estagiária num Centro de Educação Infantil Municipal no bairro Paraíso, longe do centro, larga do trabalho às 17h mas muitas vezes o ônibus passa só 19h30min.

— Dá tempo só de pegar um lanche – disse.

Sua colega Gisele Machado, de 18 anos, foi uma das que chegou no horário mas porque não está trabalhando no momento.

— A maioria está chegando na segunda aula – destacou.

Eric da Costa, 17 anos, que trabalha como pintor, chegou às 18h47min. Ele sai do serviço às 17h30min e precisa passar em casa para trocar a roupa suja e tomar banho. Depois caminha mais 40 minutos até a escola.

— Até pedi carona para meu pai mas não dá tempo de ele chegar do serviço e me levar —
reclamou.

Um grupo de alunos ficou esperando no lado de fora da escola até as 19h, como forma de protesto.

— Quem consegue chegar antes está esperando como forma de mobilização – afirmou Douglas Mattes de Andrade, um dos coordenadores do movimento estudantil da escola.

Quando foi 19h, apenas 55 alunos ingressaram no colégio. Na turma que tinha três alunas, se somaram mais sete. Mas a maioria já saiu para ir num seminário que iria discutir a Reforma da Previdência e do Ensino Médio, no Sindicato dos Bancários. A assessora de direção da Escola Marechal Bormann, Terezinha Martins, disse que há um descontentamento geral com a mudança de horário, inclusive entre os professores. Ela afirmou que a maioria dos alunos não estão chegando no horário. A coordenara regional do Sinte, Elisabeth Maria Timm Seferein, disse que além do debate da noite desta quarta-feira, o sindicato dos professores vai promover debates nas escolas. Ela afirmou que o transtorno é grande para uma diferença que pode dar apenas R$ 50 por mês para um professor que atua três noites, que seria a economia do Estado em evitar o adicional noturno com as aulas encerrando às 22h.

O presidente da União Municipal dos Estudantes Secundarias (UMES), Eduardo Mariuzza, disse que a iniciativa é um passo no desmonte do Ensino Médio noturno.

— Quem estuda à noite é porque tem que trabalhar, chega cansado, tem que pegar lotação e muitas vezes mora num bairro longe da escola; estamos preocupados que esse horário pode gerar aumento da evasão escolar – afirmou Mariuzza.

Ele afirmou que um documento mostrando essa realidade será encaminhado para o Governo do Estado e para o Ministério Público. Os estudantes também vão realizar outras mobilizações nas próximas semanas.

Entenda o caso

A Secretaria de Estado da Educação recomendou às cerca de 500 escolas com ensino noturno em Santa Catarina que antecipem o horário de início e término das aulas. Nas unidades em que os alunos entram às 19h, a orientação é de que passem a ingressar a partir das 18h30min, com saída prevista para em torno de 22h. Segundo o diretor de Gestão de Pessoas da secretaria, Valdenir Kruger, a medida – comunicada em ofício enviado às escolas no dia 21 de março – tem a ver com o fato de o governo do Estado não dispor ainda de uma normativa para regular o pagamento do adicional noturno a professores – recurso previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para trabalhadores urbanos, em que o valor da hora trabalhada tem acréscimo na jornada entre 22h e 5h.



*Colaborou Darci Debona

Últimos resquícios da histórica fábrica de papel de Itajaí são demolidos


Proprietário conseguiu retirar prédio centenário com acordo judicial

foto

O que havia sobrado da antiga Fábrica de Papel da Barra do Rio, em Itajaí, foi para o chão nesta quarta-feira. O proprietário do prédio, Orlando Ferreira, fez um acordo na Justiça e conseguiu autorização para derrubar o que ainda restava de um dos prédios mais antigos da cidade.

A fábrica começou a ser demolida em 2014, semanas antes de ter seu tombamento histórico discutido. Na época a prefeitura havia tentado comprar o espaço para fazer ali um centro cultural, mas o preço alto _ R$ 30 milhões _ inviabilizou o negócio.

A demolição do prédio havia sido interrompida por uma ação civil pública, e os destroços ficaram por lá. Nos últimos tempos, o acúmulo de entulho fez do local um foco de proliferação do mosquito da dengue, o que já havia rendido notificações na prefeitura.

Histórica

A importância histórica da Fábrica de Papel de Itajaí ultrapassava as fronteiras da cidade. Antes de ser indústria, o terreno foi usado por Dr. Blumenau para abrigar os imigrantes alemães que chegavam de navio para colonizar o Vale.

A área foi comprada por outro alemão, Gotlieb Reif, que construiu o espaço em 1913 para fabricar caixas de charutos. Tempos depois, mudou de ramo e passou a fabricar papel.

A indústria foi a primeira especializada na fabricação de papeis no Sul do país.



Fonte: Jornal de Santa Catarina

Quinta-feira é de instabilidade e alerta para temporais no Estado


Epagri/Ciram chama atenção ainda para o risco de queda de granizo

Com a influência de dois sistemas meteorológicos, a quinta-feira é de tempo instável na maior parte de Santa Catarina. Segundo Leandro Puchalski, um dos sistemas é um centro de baixa pressão entre a Argentina e o Paraguai, o que gera avanço de nuvens carregadas a partir do Oeste catarinense. O outro sistema é um ar frio no mar, que faz o vento seguir de nordeste, trazendo a umidade do oceano para o continente. Algumas áreas do Estado podem ter temporais.

— Com isso tudo o Litoral, Vale do Itajaí e Norte seguem com predomínio da nebulosidade, poucas aberturas de sol e momentos de chuva passageira. No Sul a quinta-feira tem sol entre nuvens e risco de chuva só à noite. Pontualmente podemos até mesmo registrar temporais em algumas regiões — diz Puchalski.

foto

E além do risco de temporais, a Epagri/Ciram alerta para possibilidade de descargas elétricas e queda de granizo.

Acompanhe a previsão por regiões:

LITORAL NORTE: máxima de 25ºC
*Risco de descargas elétricas
Manhã: Sol com muitas nuvens
Tarde: Pancada de chuva isolada
Noite: Pancada de chuva isolada

PLANALTO NORTE: máxima de 22ºC
*Risco de granizo, temporal e descargas elétricas
Manhã: Sol com muitas nuvens
Tarde: Pancada de chuva isolada
Noite: Pancada de chuva isolada

GRANDE FLORIANÓPOLIS LITORÂNEA: máxima de 26ºC
*Risco de descargas elétricas
Manhã: Sol com muitas nuvens
Tarde: Pancada de chuva isolada
Noite: Pancada de chuva isolada

GRANDE FLORIANÓPOLIS SERRANA: máxima de 22ºC
*Risco de descargas elétricas
Manhã: Nebulosidade variável
Tarde: Pancada de chuva isolada
Noite: Pancada de chuva isolada

VALE DO ITAJAÍ: máxima de 25ºC
*Risco de descargas elétricas
Manhã: Sol com algumas nuvens
Tarde: Pancada de chuva isolada
Noite: Pancada de chuva isolada

LITORAL SUL: máxima de 27ºC
*Risco de descargas elétricas
Manhã: Sol com muitas nuvens
Tarde: Pancada de chuva isolada
Noite: Pancada de chuva isolada

PLANALTO SUL: máxima de 22ºC
*Risco de temporais e descargas elétricas
Manhã: Sol com muitas nuvens
Tarde: Pancada de chuva isolada
Noite: Pancada de chuva isolada

MEIO OESTE: máxima de 23ºC
*Risco de granizo, temporal e descargas elétricas
Manhã: Encoberto com chuva
Tarde: Encoberto com chuva
Noite: Encoberto com chuva

OESTE: máxima de 24ºC
*Risco de granizo, temporal e descargas elétricas
Manhã: Encoberto com chuva
Tarde: Encoberto com chuva
Noite: Encoberto com chuva

EXTREMO OESTE: máxima de 25ºC
*Risco de granizo, temporal e descargas elétricas
Manhã: Encoberto com chuva
Tarde: Encoberto com chuva
Noite: Encoberto com chuva

Feriado de Tiradentes

— Na sexta-feira também teremos dois sistemas atuando. Um segue sendo esse centro de baixa pressão que cruza o Estado trazendo céu encoberto com chance de chuva entre a madrugada e o turno da manhã. O outro sistema é uma frente fria, que trata-se de um sistema de chuva, avançando do RS para o nosso Estado no final do dia. Entre a passagem de um e a chegada de outro, a sexta-feira fica com previsão de chuva, intercalando aberturas de sol, sobretudo à tarde. As temperaturas ficam amenas, marcando entre 22°C e 25ºC — diz Puchalski.

Fim de semana

— O sol deverá aparecer nos dois dias do fim de semana, com previsão de tempo seco já a partir de sábado. As temperaturas nas manhãs dos dois dias diminuem, sendo cada região com a sua características. Eu seja, frio mais forte apenas na Serra, Planalto Norte e Meio Oeste. Nas tardes os termômetros terão marcas mais agradáveis, e até com certo aquecimento. O domingo também tem a presença do sol, mas no decorrer do dia haverá aumento de nuvens na faixa do Litoral ao Centro do Estado. Isso ocorre em razão da umidade do mar, que até pode trazer uma instabilidade no final do dia — adianta o meteorologista.



Fonte: Jornal de Santa Catarina
Mais Artigos...

Peça Sua Música

...


Cidades





























Telefones Úteis















Estatística de Acessos


mod_vvisit_counterHoje25
mod_vvisit_counterOntem0
mod_vvisit_counterEsta Semana25
mod_vvisit_counterSemana Passada0
mod_vvisit_counterEste Mês25
mod_vvisit_counterMês Passado0


Agora: 25 visitantes online