Inscrições para o Colégio Militar de Blumenau serão abertas nos próximos dias

alt

Não há uma data específica. Pode ser hoje, amanhã, quinta ou até sexta-feira, mas fato é que até o fim dessa semana o edital de inscrição do Colégio Militar de Blumenau será publicado. Nesta segunda, a PM de Blumenau convocou uma coletiva na sede da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) na cidade, e explicou que alguns processos burocráticos envolvendo o governo do Estado estão sendo superados. Basta que parte da documentação esteja em mãos, para que o formulário online fique à disposição no site pm.sc.gov.br e os pais deem início à busca por uma das 70 vagas apenas para o 6º ano do Ensino Fundamental.


O início do processo de intenção de matrícula será online e famílias de toda a região e não somente de Blumenau podem participar. Primeiro, os pais precisarão preencher um formulário em um link que estará anexo ao edital. Logo em seguida, quem fizer esse cadastro receberá por e-mail a confirmação de inscrição com um número. Esses dados precisarão ser confirmados no momento em que esse primeiro processo for encerrado e a lista dos inscritos for publicada no site da Polícia Militar.


Até o fim deste mês – em data também a confirmar –, ocorrerá o sorteio das 70 vagas. Esse evento será aberto à participação das famílias. Aqueles que não têm acesso a computador ou internet poderão fazer todo o trâmite do processo na sede da ADR de Blumenau (Rua Braz Wanka, 238, Vila Nova) ou no 10º Batalhão de Polícia Militar (Rua Almirante Tamandaré, 1.501, Vila Nova).


– O processo de inscrição será rápido, curto, durará no máximo cinco dias, então as famílias que têm interesse já precisam conversar sobre isso com seus filhos e demonstrar a vontade de matricular. Pelas ligações que nós recebemos nos últimos dias, imagino que teremos centenas e centenas de inscrições – revela a major Patrícia Maccari, que será a diretora da unidade.


Um dos assuntos que mais levantou debate também foi esclarecido pela major Patrícia: a proporção entre alunos filhos de civis e de militares. Diferente de Florianópolis, onde a maior parte dos estudantes já têm ligação familiar com a PM ou Bombeiros, em Blumenau essa porção será dividida em 30% e 70%. Ou seja, cerca de 50 serão filhos civis e outros 20 de militares. No total, o Colégio Militar de Blumenau – que ficará anexo à EEB Pedro II, na região Central – terá duas turmas vespertinas de 35 alunos cada que formarão a primeira classe.


R$ 1 milhão para a reforma do imóvel


O governo do Estado estima que R$ 1 milhão sejam necessários para a reforma do imóvel onde funcionará o Colégio Militar. A intervenção mais urgente é nos banheiros que estão em um estado “precário”, conforme a ADR. Os trabalhos se estenderão durante todo o ano letivo de 2018 na estrutura, mas o principal desafio agora é esperar o término das aulas da rede municipal – já que o colégio ficará onde hoje está a EBM Tiradentes – para que as reformas sejam feitas.


– Vamos ter que quebrar o paradigma de que tudo no poder público demora, para que esses trabalhos sejam ágeis e deixem a estrutura com o mínimo de condições para receber os estudantes no início do ano que vem – explica o secretário da ADR, Emerson Antunes.


COMO FAZER A INSCRIÇÃO


- Quando o edital for aberto, ainda nesta semana, pais deverão acessar pm.sc.gov.br.

- Lá, será preciso preencher um formulário de inscrição com dados do aluno que pretende cursar o 6º ano no Colégio Militar.

- Após esse processo, os pais receberão a confirmação com um número por e-mail.

- Ao fim do período de inscrição, uma lista será publicada no site da PM. Será preciso conferir o nome e o número nessa relação.

- As 70 vagas serão sorteadas. Esse sorteio será público em local a ser confirmado.

- Estudantes de outras cidades da região, e não apenas de Blumenau, poderão demonstrar intenção de matrícula.

Por: Augusto Ittner/JSC/Foto: Ricardo Lunge / Divulgação

Cidades





























Telefones Úteis